HOMENAGEM POSTUMA A COORDENADORA DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

NOSSA HISTÓRIA

MAIOR FESTIVAL DE CULTURA DA SERRA CATARINENSE

sábado, 26 de setembro de 2009

terça-feira, 22 de setembro de 2009

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

domingo, 20 de setembro de 2009

ANITA GARIBALDI



Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. Durou de 1835 a 1845.
Chegou a expandir-se à costa brasileira, em Laguna, com a proclamação da República Juliana e ao planalto catarinense de Lages. Teve como líderes: Bento Gonçalves, General Neto, Onofre Pires, Lucas de Oliveira, Vicente da Fontoura, Pedro Boticário, Davi Canabarro, Vicente Ferrer de Almeida, José Mariano de Mattos, além de receber inspiração ideológica de italianos carbonários refugiados, como o cientista Tito Lívio Zambeccari e o jornalista Luigi Rossetti, além de Giuseppe Garibaldi, que embora não pertencesse a carbonária, esteve envolvido em movimentos republicanos na Itália. A questão da abolição da escravatura também esteve envolvida, organizando-se exércitos contando com homens negros que aspiravam à liberdade.

REVOLUÇÃO FARROUPILHA



"GAÚCHO NÃO É APENAS QUEM NASCE NO RIO GRANDE DO SUL, MAS TODO AQUELE QUE RESPEITA, SEGUE E ADIMIRA O TRABALHO NO CAMPO E A LIDA COM OS ANIMAIS"

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Publicada a resolução que define os eixos temáticos e metodologia da I Confecom




Por Cecília Bizerra Sousa , Redação CNPC

Foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (14/09) a resolução que define os eixos temáticos e a metodologia da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, aprovados na última reunião da Comissão Organizadora Nacional, do dia 09 de setembro.

A resolução define que os eixos temáricos serão orientadores, e seus respectivos temas indicativos, havendo possibilidade de discussão de outros temas.

No entanto, as propostas que não tenham relação com o tema da conferência e dos eixos temáticos, constarão em capítulo especial no caderno de propostas e não serão apreciadas na plenária na etapa nacional.

Ainda sobre a metodologia da I Confecom destaca-se também que, caso haja posicionamentos contrários na Plenária a qualquer proposta, a mesa dirigente dos trabalhos deve garantir defesas favorável e contrária, antes do processo de votação.

Consta ainda na resolução que, as propostas aprovadas na Plenária da etapa nacional da 1ª CONFECOM, serão incorporadas ao relatório final na forma de resolução.

Os eixos temáticos orientadores da 1ª CONFECOM são:
I - Produção de Conteúdo;
II - Meios de Distribuição; e
III - Cidadania: Direitos e Deveres.

Já os temas indicativos, relacionados aos três eixos temáticos são:

Produção de Conteúdo: conteúdo nacional; produção independente; produção regional; garantia de distribuição; incentivos; tributação; financiamento; fiscalização; propriedade das entidades produtoras de conteúdo; propriedade intelectual; órgãos reguladores; competição; aspectos federativos; marco legal e regulatório.

Meios de Distribuição: televisão aberta; rádio; rádios e TVs comunitárias; internet; telecomunicações; banda larga; TV por assinatura; cinema; mídia impressa; mercado editorial; sistemas público, privado e estatal; multiprogramação; tributação; financiamento; responsabilidade editorial; sistema de outorgas; fiscalização; propriedade das entidades distribuidoras de conteúdo; órgãos reguladores; aspectos federativos; infraestrutura; administração do espectro; publicidade; competição; normas e padrões; marco legal e regulatório.

Cidadania: Direitos e Deveres: democratização da comunicação; participação social na comunicação; liberdade de expressão; soberania nacional; inclusão social; desenvolvimento sustentável; classificação indicativa; fiscalização; órgãos reguladores; aspectos federativos; educação para a mídia; direito à comunicação; acesso à cultura e à educação; respeito e promoção da diversidade cultural, religiosa, étnico-racial, de gênero, orientação sexual; proteção a segmentos vulneráveis, como crianças e adolescentes; marco legal e regulatório.

PALESTRA E LANÇAMENTO DO EDITAL DO DIRETÓRIO DE ENFERMAGEM


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

terça-feira, 8 de setembro de 2009

NEM O FERIADO FOI POLPADO


Nesse ultimo fim de semana 4, 5 e 6 de setembro no Hotel Canto da ilha em Florianópolois, cronológicamente aconteceu a posse da nova direção da União Catarinense dos Estudantes (UCE), seguido de plenárias para planejamento do grupo da Articulação Estudantil (ARTE), contanto com a presença de pessoas com vasto conhecimento teorico e prático, analisando o senário politico-sócio-educacional, com o qual o grupo (ARTE) tera que lidar, para obter sucesso e desenvolvimento em sua gestão.

Sendo também nesse encontro definido o novo organograma estrutural da (ARTE) e as posses das vice's-presidencias da (UCE).

A discussão foi tão positiva que o grupo que discutiu PLANO DE GOVERNO já tem data marcada para o proximo encontro que ocorre no dia 26 de setembro no mesmo local.

ESTAMOS APENAS COMEÇANDO...